Doramas e seus clichês

Olá, marujos.

Já faz um bom tempo desde o último post sobre o Anime Guarulhos Festival. Nesse meio tempo muita coisa se passou, e uma delas foi o 5 anos de SarangInGayo, evento de cultura coreana ao qual relatarei em um post futuro. Devido a minha irmã ter me colocado em contato com diversas coisas ligadas a cultura asiática, principalmente japonesa e coreana, está cada vez mais comum estarmos presentes nesse tipo de evento, que incrivelmente acontecem quase todo final de semana.

O assunto de hoje também está envolvido com a cultura coreana, e são os famosos Dramas ou Doramas. Para quem não sabe o que é, doramas são uma espécie de séries asiáticas, que duram em média cerca de 20 episódios, o que levando em conta que deve ser passado um episódio por semana, têm aproximadamente a duração de 4 meses. Não tenho certeza sobre como funciona o sistema de exibição deles.

O nome já diz tudo, Dramas são histórias principalmente de drama no shit, Shelock, e mesmo que alguns sejam mais próximos da comédia, sempre tem algum drama na história. Digamos que é como se fosse uma novela mexicana que passasse na Globo no horário das oito, ou algo nesse nível. E como toda novela mexicana, no caso coreana, os Doramas têm diversos clichês que podem ser vistos em boa parte deles, e é sobre isso que trataremos nesse post.  Aqui serão apresentados 10 desses clichês que mais vejo nos dramas, e se você não gosta de historinhas “mela cueca”, e sente ânsia de vômito só de ouvir falar em casais, tome cuidado com esse post. Não é o Ministério da Saúde que adverte, sou eu mesma.

Para começar de uma forma não tão enjoada, vamos falar sobre comida.

1- Pessoas comendo/refeições: Todos os dramas que tenho assistido até hoje, e não foram muitos, têm pelo menos uma cena em que os personagens estão comendo, principalmente ramyun (ramen/lamen/”miojo“), e comentando o quão deliciosa a comida está. Isso é porque consideram que comer bem (e bastante) é importante para uma boa saúde. Tanta comida aparecendo na tela já é uma das coisas que dá raiva ao assistir um drama, você passa fome assistindo, e fica só na vontade.

(Cha Chi Soo, no drama Flower Boy Ramyun Shop)

2- Troca de Identidade: Bom, não sei se troca de identidade é o termo certo, mas “troca de sexo” soaria mais estranho. Em vários dramas o ou a personagem principal se veste do sexo oposto, e incrivelmente, por um longo tempo ninguém descobre nada. É claro que quando alguém descobre sempre rola uma chantagem, entre outras coisas, mas é incrível como todos são “ingênuos” em não desconfiam de nada. Alguns exemplos desses dramas são Sarang I Love You – Ma Boy (minidrama), onde um rapaz de veste de garota e usa o nome de Irene, Coffee Prince, e To The Beautiful You, onde garotas se passam por garotos.

(Goo Jae Hee, no drama To The Beautiful You)

3- Flower Boys: Os chamados “garotos flor” sempre aparecem, principalmente em dramas escolares. Embora esse nome seja muito estranho, os chamados flower boys são como garotos bonitos e charmosos por quem as/os jovens se derretem. Exemplos de dramas com esses rapazes são Flower Boy Next Door, Boys Before Flowers, Flower Boy Ramyun Shop, Shut Up! Flower Boy Band (SUFBB), e também Reply 1997 (mas aí já são uns “Flower Trintinhas”). Pelos títulos já dá pra saber como os Flower Boys são bastante presentes nos k-dramas.

O engraçado é que em todos esses que citei, são sempre um grupo de 4 amigos que se associam à uma garota, a personagem principal, e se tornam como os mosqueteiros  ao redor da moça. Com exceção de SUFBB, que são 5 rapazes na banda.

(F4 [Flower4] – Ji Hoo, Jun Pyo, Yi Jung, e Woo Bin, no drama Boys Before Flowers/BOverF)

4- Rico x Pobre: A questão entre ricos e pobres está em grande parte dos dramas, sendo que na massiva maioria, é sempre um homem rico que se apaixona por uma mulher pobre, e vice versa. Juntamente a essa diferença social, sempre tem a hostilidade da parte da família rica, o que leva a humilhação do pobre; tramas armadas para separar o casal, que  envolvem a desgraça da vida de todos os envolvidos com a pessoa; casamentos arranjados, tentativa de suborno, entre outras coisas.

Isso é praticamente um clássico dos dramas, que pode ser encontrado em Flower Boy Ramyun Shop (FBRS), Boys Before Flowers, e o campeão dos que já vi até hoje, que mais mostra essa situação, Secret Garden. Nos dois últimos, as mães de Gu Jun Pyo e a de Joo Won, os rapazes ricos, são dois projetos de Hades, que só sabem querer ferrar com a vida das pobres moças. Literalmente pobres, também.

Hyun-Bin-Secret-Garden-gif-korean-actors-and-actresses-33103386-240-263

(Joo Won, no drama Secret Garden. Esse homem é a face da riqueza.)

Acredito que a grande diferença entre esses dramas que envolvem rico x pobre é que em BBF, Jun Pyo cada vez mais traz a moça pobre para o, digamos, “mundo dos ricos”, ao contrário de FBRS e Secret Garden, onde os rapazes ricos mudam totalmente suas vidas para viver seus amores, mesmo sendo expulsos de suas famílias e tendo que ficar na pobreza.

5- Músicas de Famosos: Sempre tem aquela musiquinha que você escuta bem baixinho tocando no fundo da cena e já pensa “ta tocando fulano”. Sim, todos os dramas que vi até hoje tinham músicas de fundo de grupos e cantores famosos, como SNSD, Super junior, e SHINee. E se alguém do elenco for um cantor, com certeza vai tocar alguma música dele no drama.

Alguns exemplos são BBF, que tem músicas do T-max, o qual na época tinha como integrante Kim Joon, o Woo Bin do F4 [música Wish You’re My Love]; Secret Garden, que tem a música tema cantada Por Hyun Bin, o protagonista do drama [música That Man]; To The Beautiful You, que tem como protagonista MinHo, integrante do grupo SHINee, e que lá e cá toca ou faz um trocadilho com nomes de músicas do grupo [Hello].

Preparem-se que agora terá início a parte “mela cueca” dos clichês de doramas.

6- Tensão: Todo dorama de romance que se preze tem que ter tensão. Aquele clima constrangedor entre os personagens, que te faz querer fechar a tela do notebook e esperar passar, pra depois voltar a assistir. Sempre que os protagonistas, ou algum casal em potencial na trama é deixado sozinho, começa a tocar aquela música romântica de fundo, e os dois começam a se olhar estranho.

Nesse tipo de cena, todos que assistem já tem em mente que algo vai acontecer depois, um beijo, uma confissão, qualquer coisa, mas não. Nunca acontece nada. Sempre chega alguém para atrapalhar o casal, que se afasta aos pulos com constrangimento em alto nível, e se perguntando porque é que eles estavam tão próximos, “isso não deveria acontecer“. To The Beautiul You é campeão no quesito momentos de tensão.

(Eun Gyeol e Jae Hee, no dorama To The Beautiful You)

7- Necessidade de Proteção: É comum que nos dramas as pessoas queiram a todo custo proteger as outras, seja de algo ou alguém. Em alguns casos, em situações de perigo em que você está  certo de que a protagonista que está sozinha vai se ferrar, alguém aparece para protegê-la. Algumas vezes o protagonista, e em outras o concorrente dele, que também está de olho na moça.

No caso de proteger de algo, em Boys Before Flowers, Jand Di (a protagonista) entrou na frente de Jun Pyo, que estava quase morrendo após uma surra, e levou uma cadeirada nas costas no lugar dele. A moça, que era nadadora, acabou não podendo mais nadar por causa disso; em To The Beautiful You (TTBY), Eun Gyeol (o concorrente) pulou na frente de uma bicicleta sem freio que descia um morro para salvar Jae Hee, que estava na tal bicicleta, e o rapaz acabou machucando seu pé, o que o fez ficar impossibilitado de jogar futebol nas nacionais da seleção da Coréia; no mesmo dorama, Tae Joon (o protagonista) entrou na frente de Jae Hee para proteger a moça de uma poça d’água, o que não fez muita diferença, porque antes disso ela já estava encharcada da chuva, e ficou pior ainda sem o guarda chuva.

(a cena)

Proteger de alguém é mais comum, principalmente em doramas que envolvem ricos x pobres. Na intenção de proteger uma pessoa, muitas vezes um dos envolvidos tenta se afastar dela, o que nos leva ao desaforo. Sempre que os protagonistas tentam afastar os outros, esculacham totalmente a pessoa ao máximo, para que ela não queira nem olhar na cara da primeira outra vez, o que só faz todos sofrerem, chorarem, e tocar aquelas músicas melosas de drama, que me dão raiva, e minha irmã adora. Exemplos disso são Boys Over Flowers, Flower Boy Ramyun Shop, e Personal Taste, o qual eu não havia citado ainda.

8- Polígonos amorosos: Sim, polígonos amorosos. Às vezes triângulos, outras retângulos, mas como toda novela mexicana, oops coreana, sempre tem alguém para atrapalhar o casal principal de ficar junto. Na maioria dos casos, a protagonista, que é uma moça não muito bonita, ou totalmente desajeitada, consegue que dois ou mais caras bonitos se interessem e se apaixonem por ela, sem fazer nenhum esforço.

Essa é com certeza a coisa mais injustas dos dramas, pelos motivos de: 1) a maioria do público que assiste dorama são mulheres, 2) mulheres solteiras e solitárias, 3) solteiras e solitárias que comem ramen temperado com suas lágrimas despejadas por causa do drama.

(Choooooooora, Seungri)

Bom, eu disse a maioria. Mas como minha mãe diz, eu não sou todo mundo e nem a maioria. Ufa! Obrigada mãe. Agora, sobre a parte das lágrimas, eu já não posso dizer o mesmo de uma outra pessoa que assiste dorama comigo… não vou mencionar quem, é você mesma, moça.

Exemplos de triângulos amorosos estão presentes em BBF, com Jun Pyo x Ji Hoo (amigos); Playful Kiss, com Baek Seung Jo Joon-gu (da mesma escola); TTBY, com Tae Joo x Eun Gyeol (colegas de escola); Secret Garden, com Joo Won x Treinador; FBRS, com Cha Chi Soo x “Poste” (irmãos); Flower Boy Next Door; Personal Taste; e muitos outros.

9- Abraço Pelas Costas (BackHug): Quando acontece uma briga, alguém está triste ou, principalmente quando uma das pessoas do casal está indo embora para nunca mais voltar, o mais indicado a se fazer já é claro: correr atrás da pessoa e abraçá-la impedindo que ela vá embora. É record, não só em doramas, como também em filmes de vários países da ásia. Coréia, Japão, China, Tailândia, Filipinas, é unânime, Backhug salva relações desde o início dos tempos. Não vou citar os dramas, porque são diversos.

backhug

O interessante dos abraços é que na ásia as pessoas não tem muito costume de ficar se abraçando, então quando se abraçam assim, é porque tem algo de especial.

(*Bonus: Pie e Kim, no filme tailandês Yes or No)

10 – Carregar Nas Costas: O décimo e talvez mais importante clichê de doramas, que se aproxima do Backhug, é carregar a pessoa nas costas, ou “de cavalinho” como falamos aqui. É um sinal de afeição, e algo que os casais fazem, e pesquisas indicam que 9 entre 10 pessoas que assistem aos k-dramas apontariam ser carregada nas costas como uma das coisas das quais gostariam que alguém fizesse.

Talvez elas quisessem dizer “ser carregada nas costas pelo Kim Hyun Joong”, aí eu vejo um pouco mais de sentido.

(Ji Hoo [o tal Kim Hyun Joong] e Jand Di, no drama Boys Before Flowers)

Bom, marujos, esses foram os 10 clichês que vem a minha mente quando penso em k-dramas. Espero que não tenha sido uma perda de tempo para vocês ler esse post enorme. Comente, curta, compartilhe com seus amiguinhos ou inimigos, carregue alguém nas costas, a não ser que você tenha uma hérnia… nevermind, isso não seria uma boa ideia. Até a próxima!


4 comentários sobre “Doramas e seus clichês

  1. Obrigada pela parte que me cabe! u.u kkkkkkkk Nem vou falar que adorei seu post, ooops falei! kkkkkk Espero ver muitos e muuitos doramas ao seu lado, uma hora vc vai chorar tbm! u.u Continue fazendo um ótimo trabalho Dongseang! Fighting! ;)

  2. Achei legal seu post, tem muitas verdades aí….
    Tipo essa foto do Baek e da Ha Ni(Playfull Kiss) ele abraça ela por trás

    Ou esssa dele Caregando a Ha Ni nas costas, bem o estilo dorama cliche,

Deixe um comentário