Anime Guarulhos Festival (It’s about time)

Demorou, enrolei, gravei aquele video vergonhoso, mas finalmente cá está o post sobre o Anime Guarulhos Festival (chamemos AGF). Já não era sem tempo.

1006357_226664117489871_640363140_n

A Edição de 2013 do evento, aconteceu no Teatro Adamastor, dia 22 de setembro, um domingo nublado e propenso a chuva, o que não impediu que mais de 3 mil pessoas comparecessem ao local. Bom, até onde sei, o AGF foi uma iniciativa do grupo Animendigos Corp, com apoio da prefeitura de Guarulhos, e outras parcerias, tendo intuito de difundir elementos da cultura japonesa, como animes, mangás, karaokê, e cosplay. Além, é claro, de outras coisas que não tenham a ver só com a cultura japonesa, como os games, e k-pop.

O AGF trouxe  diversas atividades, desde shows, oficinas de origami e desenho, e palestras, a desfiles de cosplay e de moda, maid café, jogos, e venda de artigos relacionados. Lembrando que a entrada e as atividades eram gratuitas, podendo realizar a doação de mangás para incentivo da leitura. 

Esse video mostra um pouco sobre como foi o evento, o pessoal que estava lá, e vários cosplays.

Agora que introduzi o evento, vamos para a parte que eu sei fazer melhor, relatar os fatos, principalmente as desventuras. There we go again…

Por volta das 8 horas da manhã, pelo que me lembro, eu e minha irmã Jéssica acordávamos para nos aprontar pra ir no AGF. Alguns dias antes, já havia combinado de ir com oos super gêmios Gustavo e Vinícios, e o Kauan, então era para todos se encontrarem na estação de trem ao meio dia. Kauan, como sempre, furou. Mas isso já era  de  se esperar, sem dúvidas. Que pena pra você, cara!

Depois atrasos que sempre acontecem, incluindo a pintura do rosto da Jé, que estava de cosplay de gato, eu e minha irmã seguimos para a estação andando, porque esperar um ônibus demoraria mais. Como sempre alguma desventura tem de acontecer, começou a chover no meio do caminho, e se não fosse essa bela invenção chamada guarda chuva, adeus maquiagem de gato. Conseguimos chegamos na estação perto das 13 horas, e felizmente ainda estavam esperando lá. Quer dizer, felizmente pra nós, e não para eles. Ufa!

DSCN4778

Esse foi o cosplay de gato. Na foto não dá pra ver os braceletes e nem o rabo de pelúcia, mas existem. Conseguimos fazer todos os acessórios da noite de sábado para domingo, inclusive as orelhas. Quem quiser umas orelhas de gato da próxima vez, contate aqui, que eu vendo mais barato que a concorrência. “Risos”.

Ao pegar o trem, que por ser final de semana não estava tão vazio como geralmente fica perto desse horário. No trem, de repente começo a ouvir uns cliques. Qual não foi a surpresa ao olhar pra frente e ver que um senhor de uns 60 anos estava disfarçadamente tirando fotos com o celular. Com disfarçadamente quero dizer com o celular nas duas mãos apontando na nossa direção, e o som de foto ligado. Ainda bem que lembrou de desligar  o flash, né moço?! Quase não deu pra perceber.

Ao chegar na parada do metrô Pedro II, mais uma coisa aconteceu. Os dois metrôs que estavam indo nas direções opostas pararam ao mesmo tempo um ao lado do outro. Do outro metrô, um rapaz viu Jéssica pintada de gato, e começou a fazer gestos de gato. Eu estava escutando música, totalmente alheia ao que estava acontecendo, e só vi quando todos em volta de mim estavam rindo, e o metrô indo embora. Eu não podia ter perdido isso. Oh Well… De acordo com Vinícius, “é assim que começam as relações“, porque ele entende tudo sobre o assunto.

Ao chegar à estação Penha, não fazíamos ideia de onde pegar o ônibus que nos levaria ao AGF, porque o terminal tinha dezenas de pontos. Como disse o Kauan uma vez, e eu concordo, se você quer encontrar um evento de anime, siga os otakus. Da mesma forma como quando queríamos encontrar o  local do Coréia Para Todos, o esquema era siga os asiáticos, e único problema é que naquela região tem muito asiáticos, mas seguimos o que estava indo para o lugar certo.

Ao avistar uns garotinhos com camisetas de anime numa das filas dos ônibus, resolvemos “segui-los”. O pai de um dos garotos,  que estava levando eles para o AGF e também não sabia como chegar, falou com o motorista e nos ajudou a descer no lugar certo. Pois é, na maioria das vezes identificar alguns “esteriótipos” ajudam, mas eles poderiam estar a caminho de qualquer outro lugar, e nós nos perdermos. Tivemos sorte mais uma vez.

1310567657364

Chegando lá tinha várias coisas legais, como estátuas, pessoas com plaquinhas, e diversos cosplays. Tirei fotos com e de alguns cosplayers. Não participamos de muitas atividades, sendo que a maior parte do tempo eu e a Jé passamos na sala de k-pop, e os gêmeos andando pelos arredores. Várias pessoas fizeram debut de dança na sala de k-pop, e até minha irmã queria dançar Gee, mas não se inscreveu a tempo. As atividades da  sala acabaram epicamente com quase todas as pessoas dançando Gentleman do PSY, exceto que não queria ou não sabia mesmo, como eu.

Perto do palco principal onde estava acontecendo o show da banda Carapuça, que também tocou no Ozanime 6 (outro evento que ocorreu esse domingo, 13/10), estavam várias bancas de venda de artigos de colecionáveis, e de cosplay. Sobre a banda, confesso que a única música de anime que eu reconheci foi a trilha do Dragon Ball Z, mas essa não tem como não reconhecer, não cantar, e não ter o compromisso de sempre vencer. E sobre as vendas, Vinícius acabou levando uma preciosidade para casa.

DSCN4784

Algumas atividades ilícitas que não estavam na programação do AGF também aconteceram. Uma máfia de cafetões de asiáticos estava vendendo o corpo dos pobres jovens por dinheiro, memory card, e o que mais de valor fosse oferecido. Alguns dizem que o chefe da quadrilha de identifica como William ou rapaz do flango. Mas são só especulações, não foram encontradas provas ainda, apenas a foto a seguir:

IMG-20131016-WA0000

Tudo bem, agora “zoeiras à parte”, o evento foi muito bom, e mais cheio do que eu esperava. No encerramento, aconteceu o desfile de cosplays. Alguns estavam simples, mas vários foram muito bem elaborados, com direito até a encenação. Bom, esses são alguns dos cosplayers que encontrei lá. Esses não participaram do desfile, mas gosto dos personagens. As fotos estão estranhas porque eu estou nelas.

DSCN4790

DSCN4782

spider

Foi realmente constrangedor tirar essa foto. Obrigada, Vinícius, por dar essa ideia brilhante.

DSCN4795

Kick-ass 2 já saiu. Já assistiu? Eu não.

Por fim, um comentário do Gustavo sobre suas impressões do Anime Guarulhos Festival 2013:

“Foi muito bom. Teve jogos, cosplay, k-pop, mangás, palestras, shows, tudo isso em um só lugar. Tudo direcionado para a gente e de graça. Eu gostei. Mas se eu for apontar um defeito, eu diria que foi a falta de informação. “

 Então é isso, marujos! Aproveitem e comente o post enquanto ainda é de graça, e não custa R$244 mil, como o mural da EACH. Ufa! Até a próxima.


Um comentário sobre “Anime Guarulhos Festival (It’s about time)

Deixe um comentário